Com o objetivo de solucionar os problemas de enchentes, consequência de períodos chuvosos mais intensos, a Prefeitura de Contagem, por meio da Subsecretaria de Manutenção, executa obras de drenagem na rua Carlos Magno, localizada no bairro Nacional (Regional Nacional). Os moradores que residem no trecho contemplado aguardavam há mais de 10 anos por uma intervenção que solucionasse a condição crônica do local.
A obra que está sendo realizada consiste em complementar um sistema de drenagem subterrâneo, que agora será capaz de gerir e coletar toda a água da chuva, além de destiná-la corretamente até um curso hídrico natural. Além da ampliação da rede já existente na rua, as equipes estão implantando manilhas maiores, de 800mm, no trecho onde inexiste drenagem e aumentando o número de bocas de lobo. A previsão é que todas as atividades sejam finalizadas em até 15 dias, a depender das condições climáticas.
A engenheira fiscal da Subsecretaria de Manutenção, Evandra Laine, explicou como o problema foi solucionado. “A rua Carlos Magno é plana. Então, a água não corre, fica estagnada, o que faz com que o local vire uma pequena lagoa. Assim, levamos o nosso setor de topografia para avaliar se seria possível fazer ajustes nas sarjetas (equipamentos da drenagem superficial) para alterar a declinação do terreno. Os estudos concluíram que não seria possível. Foi aí que partimos para a segunda solução de engenharia, esta que está sendo executada no momento, que consiste em ampliar a dimensão da rede atual e estendê-la para o trecho da rua que não tem drenagem. A água será levada com esse sistema para um trecho da via, que fica numa parte mais baixa. A ideia é que, com as nossas melhorias, a água pegue velocidade e tenha a destinação correta, evitando as enchentes”, disse.
As equipes que executam os trabalhos são da própria Subsecretaria de Manutenção. Apesar dos transtornos, moradores do local ficaram satisfeitos com a execução da obra, que deve resolver definitivamente os alagamentos. A obra foi iniciada em meados de setembro deste ano. Agora, restam executar o aterramento das valas, a compactação do solo, além de obras complementares de drenagem superficial e o recapeamento da via.